terça-feira, 4 de maio de 2010

Estudo aponta Noruega como o melhor país para ser mãe

A Noruega é o melhor país do mundo para ser mãe. A conclusão partiu de um índice anual publicado pela ONG Save the Children. Segundo informações do El País, o estudo utiliza indicadores de saúde, educação e condições econômicas para compor o ranking. O Afeganistão foi apontado como o pior país para dar à luz.
Enquanto uma mãe norueguesa tem uma boa chance de viver até os 83 anos e dificilmente verá seu filho morto antes do 5 anos, a mãe afegã tem expectativa de vida de 44 anos e provavelmente perderá um filho antes dos 5 anos por alguma enfermidade facilmente evitável.
Depois da Noruega, Austrália, Islândia, Suécia, Dinamarca, Nova Zelândia, Finlândia, Países Baixos, Bélgica e Alemanha encabeçam a lista deste ano. Entre os países desenvolvidos, chama a atenção o posto dos Estados Unidos, em 28º lugar. O risco de mortalidade materna (uma em cada 4,8 mil) e mortalidade dos filhos (oito em cada mil nascidos vivos) antes dos 5 anos está entre os mais altos dos países desenvolvidos.
A perspectiva é sombria para os países em desenvolvimento. Segundo o estudo, nos dez últimos colocados do ranking, uma em cada 23 mulheres morrerá por causas relacionadas à gravidez. Uma em cada seis crianças morrerá antes dos 5 anos e uma em cada três sofrerá desnutrição.
Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails